Be Water Network

Controlo da Qualidade da Água

A água Fonte de vida e saúde

A água é indispensável à vida. A sua qualidade está intimamente relacionada com o nível de vida e sanitário de um país.

A água pode considerar-se de boa qualidade quando é salubre e limpa, isto é, quando não contém microrganismos patogénicos nem contaminantes em níveis capazes de afetar negativamente a saúde dos consumidores.

O Concelho de Paredes dispõe de um abastecimento de qualidade com rigorosos sistemas de vigilância e controlo analítico, que permitem que a água chegue em boas condições à torneira do consumidor e seja consumida com toda a segurança.

A gestão da água apresenta uma grande complexidade, pelo que habitualmente intervêm diversos agentes, como as Câmaras Municipais, as entidades gestoras, os laboratórios de controlo, a Autoridade de Saúde e o ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Todos eles contribuem para o consumo de água de boa qualidade, sem riscos para a saúde, facilmente acessível e na quantidade necessária.

A água na natureza contém sempre diversas substâncias dissolvidas, o que não significa necessariamente que esteja contaminada. Por exemplo, é frequente que as características do terreno onde é captada condicionem a presença de algumas substâncias.

Antes de chegar a nossa casa a água destinada a consumo humano é submetida a um tratamento e a um controlo de qualidade para proteção da saúde dos consumidores.

O conhecimento da qualidade da água distribuída e as características dos sistemas de distribuição são elementos básicos para detetar eventuais anomalias, adotar medidas de prevenção apropriadas e comunicar com os clientes quando necessário.

Conselhos úteis

A qualidade da água que lhe distribuímos é de excelente qualidade, é uma água equilibrada e preparada para o consumo humano mesmo para pessoas mais frágeis (idosos, crianças, etc.).

   

Para mais informações, clique aqui.

Se tem reservatório/cisterna deverá instalar o mesmo em local de fácil acesso, limpo, arejado e devidamente protegido e efetuar uma limpeza e desinfeção no mínimo anualmente. Serviço Assistência Técnica

A que regras está sujeita a Água que consome?

A água potável é o produto mais controlado. Para estar isenta de contaminação na torneira do consumidor, deve respeitar normas particularmente rigorosas e responder aos parâmetros fixados pela autoridade competente e União Europeia (EU).

Do ponto de vista legal é a EU que define o quadro de referência pelo qual Portugal se deve reger.

As normas aplicadas são transpostas pela autoridade competente sob o princípio de proteger os mais frágeis (idosos, crianças, etc.)

Estas normas respondem a dois critérios essenciais, a saúde pública por um lado e o conforto do consumidor por outro.

Para que a água da rede pública chegue a todas as instalações nas melhores condições para consumo, a Águas de Paredes é obrigado a controlar rigorosamente a sua qualidade, segundo a legislação em vigor, Decreto-Lei n.º 306/2007, alterado pelo Decreto-Lei n.º 152/20017 de 7 de dezembro, estabelece o regime de qualidade da água destinada a consumo humano.

De forma a obter uma imagem representativa da qualidade da água distribuída, a nossa equipa, devidamente identificada, procede a colheitas no domicílio do consumidor, em cumprimento do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) aprovado pela autoridade competente – ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

A estas análises acrescem os controlos efetuados nos seguintes locais:

  • Nas captações e respetivas estações de tratamento;
  • Nas ETA de Lever e do Paiva e em todo sistema de distribuição até a entrada no Concelho (pela entidade AdDP – Águas do Douro e Paiva);
  • Em todo o sistema de distribuição do concelho – Controlo operacional.

O controlo da qualidade garante a verificação de potabilidade da água tanto no que respeita às suas características bacteriológicas como físico-químicas.

Na generalidade a água é considerada apta para consumo humano quando nenhum dos parâmetros ultrapassa uma concentração máxima (valores paramétricos) na água, em que são analisados por um laboratório qualificado e acreditado.

Onde consultar os resultados da qualidade da Água?

Os resultados das análises são divulgados trimestralmente através de resumos afixados nas juntas de freguesia do Concelho, Câmara Municipal de Paredes, Autoridade de Saúde e nosso Balcão de Atendimento. São também disponibilizados para consulta aqui.