O abastecimento de água ao Concelho de Paredes tem origens distintas. 98% provém da “rede em alta” (forma como é designada a água proveniente da empresa Águas Douro e Paiva) e os restantes 2% de captações próprias.
Sistema de abastecimento de água sob gestão da Águas de Paredes
A água na zona de abastecimento (ZA) origem AdDP – Lever Norte, é proveniente da captação na barragem de Crestuma – Lever, com origem no Rio Douro e tem como pontos de entrega os Reservatórios R6 em Rebordosa, Aguiar em Aguiar de Sousa e R1 na freguesia de Mouriz (ETA de Lever).
A ZA de Visalto, tem como origem de água o Rio Paiva, na ETA de Castelo de Paiva seguindo por um eixo adutor até ao Reservatório R12, na freguesia de Vilela (ETA de Castelo de Paiva).
Na ZA de Sarnada a água é captada em dois furos e encaminhada para tratamento numa ETA (ETA de Sarnada), onde é sujeita a uma pré-oxidação e é filtrada num filtro com “manganese greensand” (para remoção do ferro e manganês). Após esta filtração, uma parte da água é encaminhada para nova filtração por osmose inversa e depois sujeita a desinfecção com hipoclorito de sódio sendo depois encaminhada para o reservatório de Sarnada, fazendo a distribuição para os lugares de Sarnada, Senande e Brandião.
Na ZA de Senande tem como origem uma captação própria, um furo, cuja água é encaminhada para tratamento na ETA de Senande, onde é sujeita a correção de pH e desinfeção com hipoclorito de sódio sendo depois encaminhada para um reservatório, fazendo a distribuição para o de Senande.